Telefone: (83) 99802-6460  WhatsApp: (83) 99802-6460

Siga-nos

Golpes no PIX: conheça as novas ações que o Banco Central está buscando realizar para evitá-los!

21 Exatus Solucoes - Contabilidade na Paraíba | Exatus Soluções Contábeis e Empresariais

Compartilhe nas redes!

O Pix se tornou uma nova forma dos criminosos aplicarem golpes e obterem recursos das vítimas.

Com a popularização do Pix, bancos e fintechs discutem com o Banco Central (BC) a adoção de medidas adicionais de segurança para tentar frear o aumento dos golpes na modalidade e mitigar riscos para clientes e instituições.

Entre as propostas em debate estão a definição do limite original de transação pelos próprios bancos, maior rigor na abertura de contas e ampliação da troca de informações sobre o nível de risco de determinados CPFs.

Pix

No fim de maio, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, voltou a explicitar a preocupação com o Pix.

Em audiência na Câmara dos Deputados, ele afirmou que, mesmo com todas as medidas de segurança já tomadas, as fraudes continuam ocorrendo e a autoridade monetária quer coibir as chamadas “contas laranjas” – quando alguém abre uma conta utilizando documentos de outra pessoa ou um indivíduo empresta sua conta para um fraudador.

“Uma das coisas que a gente está fazendo é apertando o máximo possível para que os bancos não tenham capacidade de ser hospedeiros de conta laranja ou conta intermediária. Inclusive, a gente vai começar a fazer um processo onde os bancos serão responsabilizados se for feita uma fraude de Pix e eles tiverem uma conta laranja”, disse Campos Neto.

No ano passado, ele já havia dito que o BC estudava mudanças nas regulações para abertura de contas em fintechs e bancos digitais. Na ocasião, afirmou que os grandes bancos tinham um sistema mais lento, porém mais sofisticado.

“Custa mais caro, é mais lento, mas é mais seguro para o cliente. A gente vê que tem um número de contas laranjas que são abertas, que estão  mais relacionadas a essas plataformas onde o processo de abertura é mais fácil.”

Golpes com o Pix

O crescimento exponencial do Pix ilustra também o potencial de risco oferecido pelos golpes na modalidade. Em maio, já eram 128,7 milhões de usuários cadastrados e 454,5 milhões de chaves.

Segundo os dados comparativos mais recentes do BC, no último trimestre de 2021, foram realizadas mais transações via pagamento instantâneo no país (3,89 bilhões) do que por meio do cartão de débito (3,85 bilhões) ou de crédito (3,73 bilhões). Não há um levantamento oficial sobre os golpes com Pix, até porque, na tipificação usada pela Polícia Civil na maioria das vezes eles entram como “extorsão”, junto com diversos outros tipos de crimes parecidos.

Ainda assim, o delegado do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) André Junji diz que, empiricamente, é possível perceber que aumentou a incidência de golpes envolvendo a modalidade.

“Infelizmente, aumentou sim. É uma facilidade que foi criada para a população, mas se tornou uma nova forma de os criminosos obterem recursos. O dinheiro cai na hora na conta e, assim que isso acontece, já tem alguém lá na outra ponta esperando para tirar.”

Ele diz que a polícia tem feito sua parte, investigando os crimes, mas que muitas vezes quando se chega ao laranja é difícil obter informações que levem até o verdadeiro criminoso.

Fonte: Contábeis

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Receita Federal atualiza normas de perdas em créditos e JCP

Receita Federal atualiza normas de perdas em créditos e juros sobre capital próprio: o que sua empresa precisa saber A recente atualização da Instrução Normativa RFB n° 1.700/2017 pela Receita Federal traz mudanças cruciais no tratamento de perdas em créditos

Reforma Tributária e ERP: Desafios para Prestadores de Serviços

Reforma Tributária e Atualização de ERPs: Desafios e Oportunidades para Prestadores de Serviços A Reforma Tributária, que entra em vigor no próximo ano, acelera a necessidade de prestadores de serviços revisarem processos internos e atualizarem seus ERPs. O novo modelo

CBS e IBS: Novas Obrigações a partir de Jan/2026

Atenção Contribuintes: Novas Obrigações da CBS e IBS Entram em Vigor em Janeiro de 2026 Prestadores de serviços, atenção: a partir de 1º de janeiro de 2026 entram em vigor a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto

Agenda Tributária Dezembro 2025: Prazos Essenciais para Serviços

Agenda Tributária de Dezembro 2025: Prazos Essenciais para Prestadores de Serviços Dezembro de 2025 chega com prazos fiscais essenciais para prestadores de serviços. O descumprimento dessas datas pode resultar em multas pesadas, sanções e desgaste da imagem da empresa diante

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Quanto mais estreita for a relação entre funcionário e gestor,…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Modelo 10 Outubro Rosa 2025 - Contabilidade na Paraíba | Exatus Soluções Contábeis e Empresariais