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Terceirização: saiba mais sobre a estratégia adotada por muitas empresas nesta pandemia

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Os serviços terceirizados que mais cresceram nas buscas em São Paulo foram terceirização de gestão financeira (358%), portaria (97%) e folha de pagamento (82%)

Terceirização de serviços teve alta em 94% das empresas durante a crise de Covid-19, é o que aponta a pesquisa “Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19” conduzida pela FIA (Fundação Instituto de Administração). Entre os motivos do aumento está a facilidade em ter profissionais especialistas, sem ter que investir tempo em treinamento ou seleção de pessoas, além da não necessidade do vínculo empregatício. Vantagens que se traduzem em economia de tempo e dinheiro, fatores importantes para qualquer empresa, principalmente durante a pandemia e no cenário da retomada.

Um levantamento realizado pela plataforma oHub, que desde 2014 conecta empresas a fornecedores de serviços B2B, também apontou o aumento na demanda de terceirização de serviços nos últimos meses.  A plataforma, que somente em 2020 movimentou mais de R$35 milhões entre empresas e fornecedores de serviços, apurou que de julho a setembro de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020, as buscas por serviços terceirizados cresceram, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Enquanto os serviços terceirizados que mais cresceram nas buscas em São Paulo foram terceirização de gestão financeira (358%), portaria (97%) e folha de pagamento (82%); no Rio de Janeiro, os serviços que mais cresceram foram Terceirização de Suporte Técnico (1100%) e Terceirização de Folha de Pagamento, 181%.

Começamos a ver uma recuperação mais forte das atividades das empresas e comércios em seus locais físicos, o que reflete no aumento da busca pela terceirização desses serviços. Entre os serviços terceirizados mais procurados pelas empresas nas mais de 500 categorias do site estão Facilities (Limpeza, Portaria e Recepção), Folha de Pagamento e Suporte Técnico.

Uma mudança importante ocorreu no cenário de terceirização de serviços durante a pandemia. A terceirização deixou estar restrita aos serviços de facilities, como limpeza e portaria, e passou a ser valorizada também em áreas estratégicas, como Financeiro, RH e Tecnologia da Informação, diminuindo a carga operacional das empresas e permitindo que gestores e empreendedores direcionassem energia para questões mais estratégicas, avalia o empreendedor.

A tendência é que no cenário pós-pandemia a terceirização continue em alta. Durante a crise, algumas empresas tiveram que reduzir o quadro de colaboradores devido à queda nas operações. Agora, elas estão recorrendo à terceirização para uma retomada gradual, sem se comprometer até que a economia se estabilize.

O oHub é uma plataforma que ajuda empresas a encontrarem fornecedores de serviços B2B (De empresa para empresa).

Fonte: Jornal Contábil

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